Jefferson, do Fed, diz que economia está desacelerando de maneira "ordenada"
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos está desacelerando de uma "forma ordenada" que deve permitir que a inflação caia mesmo com o crescimento contínuo, disse o diretor do Federal Reserve, Philip Jefferson, nesta terça-feira.
"A economia começou a desacelerar de maneira ordenada. Tenho a opinião de que a inflação começará a cair e a economia terá a oportunidade de continuar a se expandir", disse Jefferson em comentários ao grupo empresarial Atlanta Black Chambers.
Jefferson não comentou sua visão atual da política de juros do Fed, com a taxa básica atualmente em uma faixa entre 5% e 5,25%, que muitos de seus pares disseram que deveria ser adequada para levar a inflação à meta de 2% do Fed. Atualmente a alta dos preços é mais que o dobro disso.
Mas seus comentários indicaram a expectativa de um "pouso suave" em que a inflação esfria sem uma queda dramática na atividade econômica.
Jefferson disse que o recente aperto dos padrões de crédito pelos bancos, refletido em uma pesquisa do Fed divulgada na segunda-feira, é "típico" para onde os EUA estão no ciclo econômico e uma "parte natural" do aperto monetário do Fed.
(Reportagem de Howard Schneider)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global