Contrato temporário formalizado: ministérios e CNC assinam protocolo com as entidades representantes das confederações e associações nesta segunda-feira
Acontece nesta segunda-feira (05), a assinatura do “Protocolo de Intenções pela adoção de boas práticas trabalhistas e condições de trabalho decente na cafeicultura no Estado de Minas Gerais”, entre os ministrtos Luiz Marinho (Trabalho e Emprego – MTE) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS), o Conselho Nacional do Café (CNC), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Confederação dos Trabalhadores (as) Assalariados (as) Rurais (Contar), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A cerimônia acontece a partir das 15 horas, na sede da Emater/MG, em Belo Horizonte e será aberta ao público. “Queremos contar com a presença em massa das nossas cooperativas, imprensa, produtores e trabalhadores, também com técnicos que atuam no setor de contratações de colaboradores temporários. Teremos a presença de ministros, secretários de estado, parlamentares e demais autoridades o que demonstra a grandeza desse momento para a cafeicultura nacional”, ressaltou Silas Brasileiro, presidente do CNC.
“O efeito do acordo será imediato após a assinatura entre as partes, ou seja, para a safra que está sendo colhida já será possível utilizar os termos como segurança jurídica. Assim, o trabalhador não perderá o benefício do Bolsa Família mantendo a sua inscrição no Programa, retornando automatciamente ao Programa de Auxílio Governamental (Bolsa Família) tão logo tenha encerrada a sua contratação. Esta é uma garantia do nosso presidente Lula, o qual agradecemos e que assumiu o compromisso de proteger os trabalhadores que tenham suas carteiras formalizadas”, destacou Silas.
O presidente do Conselho Nacional do Café fez questão de agradecer a todos os envolvidos na pauta apresentada pelo CNC. Esse é um pleito de longa data no qual temos trabalhado permanentemente. E, agora, na nova gestão dos ministros do MTE e do MDS, reiniciamos o pleito junto aos ministérios. De lá pra cá, muitas entidades e líderes nos ajudaram nesse processo. Agradecemos o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. A OCB foi fundamental para que alcançássemos êxito. Queremos agradecer também o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que levou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva a nossa demanda, assim como os ministros Luiz Marinho (MTE) e Wellington Dias (MDS), além de toda a equipe desses ministérios que não mediram esforços em nos atender”, finalizou.
Demais estados produtores
O atual protocolo de intenções entre governo, CNC e entidades sindicais e trabalhistas tem efeito em Minas Gerais. No entanto, os demais estados que tiverem interesse poderão se manifestar “porque os ministros estão abertos para promoverem o mesmo ato com os outros estados produtores que manifestarem interesse”, finalizou o presidente do CNC.
0 comentário
Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity: Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)