BNDES deve elevar empréstimos para infraestrutura a R$47 bi em 2023, diz diretora
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve emprestar ao menor 47 bilhões de reais ao setor de infraestrutura neste ano, após desembolso de 42,2 bilhões no ano passado, disse Luciana Costa, diretora do banco, nesta segunda-feira.
"Este ano, apesar de taxa de juros alta e vento macroeconômico contrário, vamos desembolsar 47 bilhões de reais para infraestrutura e energia ou um pouco mais", disse Costa, diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática, em evento no Rio de Janeiro. A área de infraestrutura do BNDES inclui o segmento de energia.
Estudos feitos pelo banco, apontam que o Brasil vai necessitar de 3,7 trilhões de reais em investimentos nos próximos dez anos para infraestrutura, diante de processo de transição energética e foco em sustentabilidade.
Desse total, 525 bilhões de reais devem ser direcionados para expansão de geração energia e 1 trilhão de reais para a indústria do hidrogênio verde, além de 263 bilhões de reais para eletromobilidade, como para ônibus elétricos, disse Costa.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal