Brasil: USDA estima alta de 12% na safra de arábica e queda de 5% para o conilon
![]()
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a safra 2023/24 de café do Brasil em 66,4 milhões de sacas. O número representa uma alta de 3,8 milhões de sacas em relação ao ciclo anterior.
Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (6) e apostam na produção de arábica em 44,7 milhões de sacas, o que representa uma alta de 12% em relação à safra anterior. "Devido ao clima favorável
condições climáticas em regiões de cultivo", afirma o relatório.
O relatório também destacou que os volumes de chuva foram favoráveis para o desenvolvimento da safra nas principais regiões produtoras do Brasil. "Minas Gerais teve chuvas acima da média em janeiro de 2023, causando dificuldades no controle doenças e pragas de plantas em algumas regiões", complementa.
Já para o conilon, o USDA estimou a produção de 21,7 milhões de sacas, o que resultaria em queda de 5% em relação ao ano passado. "Diminuição na produtividade causada pelas condições climáticas no Espírito Santo", afirma. No caso do conilon, o USDA aponta chuva abaixo da média nos estágios iniciais da safra, além das temperaturas abaixo da média e os ventos intensos que atingiram as lavouras no Espírito Santo.
"Embora a partir de outubro de 2022 voltaram as chuvas ótimas, a produtividade da safra já havia sido impactada nas fases de dormência e floração, resultando em estimativas de produção inferiores às da última comercialização
ano", complementa.
O volume de exportação para o ciclo 2023/24 foi estimado em 45,35 milhões de sacas, 26% a mais do que em 2022, justificada pela oferta mais expressiva do Brasil neste ano.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta