Mudanças no tempo devem acontecer no final de semana: Climatempo prevê novo ciclone extratropical
![]()
Os modelos meteorológicos não indicam mudanças para os próximos dias nas principais áreas de produção do Brasil. As chuvas devem continuar restritas aos extremos do Brasil e uma intensa massa de ar seco favorece a baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja para baixa umidade relativa para o Mato Grosso, onde a umidade pode ficar entre 20% e 12% nesta terça-feira. No Matopiba e em Minas Gerais a umidade pode variar entre 30% e 20% nas horas mais quente do dia.
Já no Sul do Brasil, uma massa de ar frio continua derrubando as temperaturas. As mais baixas são sentidas de manhã e à noite. "Há condições para nevoeiro no começo da manhã no centro-leste do Paraná e de Santa Catarina. Pode gear na serra catarinense ao amanhecer", afirma a consultoria.
Segundo os dados mais recentes da Climatempo, as atenções agora se voltam para a formação de um novo ciclone extratropical que pode acontecer no final de semana. De acordo com a consultoria, o ciclone vai trazer um novo episódio de muita chuva no Rio Grande do Sul e e em Santa Catarina.
"Este ciclone não deve ser tão forte e como o de meados de junho, mesmo assim, entre os dias 7 e 8 de julho a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva", afirma a consultoria. Os volumes mais expressivos de chuva, entre 100mm e 150mm na Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte gaúcho.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
0 comentário
Fim de semana será de calor e tempo firme no centro-sul do país
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais