Plantio de soja do Brasil avança pouco em meio a chuvas irregulares, diz Pátria AgroNegócios
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Brasil em 2023/24 avançou para 4,64% da área estimada, ante 2,3% na semana anterior, com a irregularidade das chuvas limitando o desenvolvimento dos trabalhos nos campos especialmente no Centro-Oeste, afirmou a consultoria Pátria AgroNegócios nesta sexta-feira.
O semeio no país está ligeiramente atrasado em relação ao índice de 4,80% desta época em 2022 e aos 4,81% na média dos últimos cinco anos.
"No maior Estado produtor, o Mato Grosso, o avanço foi bastante lento na semana, refletindo a falta de chuvas consistentes", disse o diretor da Pátria AgroNegócios, Matheus Pereira.
Segundo ele, o plantio segue concentrado no Paraná, enquanto todo o Sudeste e Centro-Oeste ainda se encontram em fase inicial.
Mais cedo, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou o plantio de soja em Mato Grosso em 4,19% da área estimada, versus 1,82% na semana anterior, mas atrás do ritmo registrado na mesma época da safra passada (6,29%).
Se os atrasos se acentuarem, a maior preocupação é com a segunda safra, plantada após a colheita de soja, disse Pereira.
"A maior ameaça vem para a janela da segunda safra brasileira em 2024, dado que para o cultivo da soja, ainda temos bastante tempo hábil", comentou.
"Estamos com receio de mais atrasos pela frente...", afirmou, sinalizando que as regiões centro-norte continuarão sob um clima predominantemente quente e seco até o dia 12 de outubro, enquanto no Sudeste e Sul do Brasil as precipitações estão se confirmando.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira