Plantio entra na reta final no Mato Grosso do Sul, mas atrasos permanecem
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.
De acordo com o levantamento, o plantio da safra de soja 2023/24 atingiu o patamar de 89,9% no estado, ficando atrás dos 96,6% do mesmo período da safra passada e dos 96,3% da média dos últimos cinco anos.
“O atraso no plantio da soja neste período é marcado pela baixa pluviometria na região norte, com apenas 85,5% da área plantada registrada até 24/11, em comparação com 95% no mesmo período do ano passado. Esse atraso pode ter várias implicações, incluindo a possibilidade de impactar a janela de plantio do milho de 2ª safra. Embora o atraso no plantio da soja possa ter um impacto, ainda há potencial para uma safra de milho bem-sucedida", explica o relatório.
Até o momento, a Famasul estima um crescimento de 6,5% na área plantada com soja nesta temporada, atingindo 4,265 milhões de hectares e registrando produção de 13,818 milhões de toneladas, após produtividade estimada de 54 sacas por hectare.
Olhando para as condições das lavouras, 90,6% foram classificadas como em bom estado, 9% em regular e 0,5% em ruim.
“Vale lembrar que, historicamente, o plantio se encerra na primeira semana de dezembro. Para minimizar o impacto negativo desse atraso no plantio, os produtores deverão estar atentos ao monitoramento das condições climáticas e realizar ajustes nas estratégias. Esses detalhes ajustados minimizam o impacto negativo desse atraso”, conclui a publicação.
O relatório ainda aponta que, o Mato Grosso do Sul registrou replantio em 1,33% da área total estimada, representando cerca de 56.534 hectares. A maior parte do replantio ocorreu na região centro, com aproximadamente 25.107,10 hectares replantados. Isso foi seguido pelas regiões nordeste (17.460,44 hectares), norte (11.427 hectares) e sul (2.539 hectares).
0 comentário
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja