Acordo com Cingapura é porta de entrada para Mercosul na Ásia, diz Alckmin em abertura de cúpula
![]()
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira, na abertura da reunião de cúpula do Mercosul, que a assinatura de um acordo de livre comércio do bloco com Cingapura durante o encontro será uma "porta de entrada" para os países sul-americanos na Ásia e na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
"Este será o primeiro acordo de livre comércio do Mercosul em mais de 10 anos e o primeiro com um país asiático. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos", disse Alckmin.
A reunião de cúpula do bloco formado por Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai terá a presença dos quatro presidentes na quinta-feira, quando será assinado o acordo com Cingapura.
Também havia a expectativa de que o encontro no Rio de Janeiro marcasse o anúncio de conclusão do acordo do bloco com a União Europeia, mas essa possibilidade ruiu nos últimos dias perante percalços maiores do que estavam sendo antecipados pelos negociadores.
No fim de semana, o presidente da França, Emanuel Macron, foi incisivo ao dizer que não concorda com o acordo e que ele está ultrapassado, na declaração mais forte contrária às negociações que deu até hoje.
Mas, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, o maior impedimento que surgiu foi de fato a intenção do atual governo argentino de não assinar o acordo já que um novo presidente, Javier Milei, assume o cargo apenas três dias depois da cúpula do Mercosul.
Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que continuará tentando fechar o acordo e só poderá dizer que não foi possível ao final da cúpula desta semana.
Em seu discurso de abertura do encontro, Alckmin afirmou que há um compromisso do bloco sul-americano e da União Europeia em torno de um entendimento sobre o acordo comercial.
“Quero também ressaltar os avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia. Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse o vice-presidente.
0 comentário
Dólar à vista sobe ante o real em sintonia com o exterior nesta quarta-feira
Ibovespa recua na abertura em pregão com vencimentos
Mercados da zona do euro reduzem apostas em altas de juros antes da reunião do BCE
Trump ordena "bloqueio" de navios petroleiros sancionados que entram e saem na Venezuela
Ações da China e de Hong Kong sobem com setor de IA liderando ganhos
Câmara aprova regulamentação da reforma tributária com regras para IBS