Faesc integra grupos de trabalho da Fazenda para discutir melhorias na gestão tributária
Com o objetivo de reduzir a burocracia em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda determinou a criação de grupos de trabalho (GTs) voltados à simplificação das chamadas obrigações acessórias relacionadas ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) passou a integrar três grupos temáticos – Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs) e o Cadastro de contribuintes.
O novo canal de comunicação entre a Administração Pública e a sociedade civil fortalecerá sua participação na gestão tributária estadual. Entre outras atribuições, os grupos deverão formular sugestões por meio da articulação com órgãos e entidades representativas dos setores econômicos catarinenses.
A intenção é de que as discussões contribuam com a eliminação de exigências, favorecendo a informatização e a automação dos instrumentos para o cumprimento das obrigações.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, assinala que a participação da entidade nos grupos de trabalho é fundamental para contribuir com o desenvolvimento de políticas tributárias adequadas e justas e que atendam aos anseios do setor produtivo. “Além disso, facilitam o diálogo entre a Administração Pública e a Sociedade Civil. Como representantes das demandas do setor agropecuário podemos contribuir com sugestões para desenvolvimento de políticas tributárias estaduais que atendam às necessidades dos produtores”.
O novo canal de comunicação também permitirá a participação dos cidadãos de maneira direta, através da Consulta Pública, que será aberta em breve na página da Fazenda.
Além de servidores indicados pela Diretoria de Administração Tributária (DIAT/SEF), os GTs também terão representantes não remunerados da Jucesc e de pelo menos 14 entidades representativas de classes empresariais em Santa Catarina. Os grupos de trabalho estão divididos em oito temáticas diferentes: Nota Fiscal Eletrônica (NFe); Escrituração Fiscal Digital (EFD) e livros fiscais não digitais; Varejo; Transporte; Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs); Simples Nacional; Comércio eletrônico e Cadastro e outras obrigações acessórias sem grupo determinado.
O coordenador do setor de Arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, representa o Sistema Faesc no grupo de trabalho Nota Fiscal Eletrônica. Em relação a esse assunto, ele realça que o Senar/SC desenvolve constantemente treinamentos sobre NFe para o produtor rural catarinense. Desde a obrigatoriedade, em 2016, para as operações interestaduais, foram desenvolvidas inúmeras turmas, que oportunizaram capacitar cerca de 20 mil pessoas até o momento.
Essas ações são possíveis devido à parceria existente com a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF/SC, que possibilita prestar o apoio para disponibilizar ambientes de treinamentos, fazendo com que os participantes simulem seu aprendizado, emitindo notas fiscais e sanando todas as dúvidas que possam surgir.
CONHEÇA OS REPRESENTANTES DOS GRUPOS DE TRABALHO
- Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)
- Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
- Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC)
- Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (FAMPESC)
- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC)
- Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL)
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO)
- Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (FECONTESC)
- Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANCESC)
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON/SC)
- Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)
- Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Santa Catarina (OAB/SC)
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa