Czarnikow prevê excedente global de açúcar com ajuda do clima no Brasil
![]()
Por Maytaal Angel
LONDRES (Reuters) - A Czarnikow estimou nesta quinta-feira um superávit global de açúcar de 1,6 milhão de toneladas métricas para a atual temporada 2023/24, devido ao clima favorável no Brasil, principal produtor global, e às chuvas na segunda metade da temporada na Tailândia.
A empresa de comércio e serviços de cadeia de suprimentos espera que a produção mundial de açúcar totalize 179,7 milhões de toneladas em 2023/24, um aumento de 1,3 milhão de toneladas em relação à previsão de dezembro. Sua previsão de consumo foi pouco alterada em 178,1 milhões de toneladas.
Ela observou que muitos países da Europa tiveram uma safra bem-sucedida, apesar do aumento das chuvas no final da temporada, enquanto a Rússia também teve um ano frutífero, com rendimentos que superaram as expectativas.
Em relação a 2024/25, Czarnikow disse que o aumento dos preços da cana em lugares como a China e a Tailândia deve levar os agricultores a expandir a área cultivada, aumentando a produção global de açúcar para 180,2 milhões de toneladas e deixando o mercado com um pequeno déficit de 0,3 milhão de toneladas.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY