Araguari (MG) avança na colheita da soja mas já computa perdas devido a clima adverso, mosca branca e ferrugem
Araguari (MG) avança na colheita da soja mas já computa perdas devido a clima adverso, mosca branca e ferrugem
![]()
A colheita de soja em Araguari, Minas Gerais, chegou a 50% das áreas, segundo o diretor técnico comercial da Fazenda Quilombo, Ricardo Minoro. Ele explica que chove há uma semana no Município, o que tem favorecido o plantio do milho segunda safra, mas atrapalhado a entrada das colheitadeiras nos talhões de soja.
De acordo com Minoro, já é possível computar perdas com a metade da área de soja colhida em Araguari. "A soja precoce no sequeiro teve quebra de 50%, a de ciclo médio no sequeiro perdeu 20% e a de ciclo tardio, que ainda segue no campo, está sofrendo com ataque de mosca branca e incidência de ferrugem", explicou.
Com isso, a média de produtividade projetada no momento é de 60 sacas por hectare, e até o final da colheita, Minoro acredita que o número deva chegar a 65 sacas por hectare, em torno de 20 sacas a menos do que o usual para o Município.
Em relação ao milho segunda safra, Minoro afirma que os produtores de Araguari estão desmotivados, e que a área de cultivo do cereal deve ser reduzida em 40% em função do atraso de 25 dias da janela ideal e os preços baixos de venda. "Até a primeira quinzena de março, no máximo até dia 20, as áreas que não será plantado milho, o produtor vai entrar com sorgo. Passado isso, as opções são milheto ou braquiária", disse.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto