Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil para 14 mi t em março
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil deve alcançar 14 milhões de toneladas em março, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), com aumento de 300 mil toneladas na comparação com a projeção da semana anterior.
A alta na projeção aconteceu com um maior volume de soja programada no "line-up" de navios para embarques em março, que agora contabiliza 15,13 milhão de toneladas, versus 14,5 milhões até a semana anterior.
Caso a previsão seja confirmada, a exportação ficaria ainda abaixo de março do ano passado, de 14,44 milhões de toneladas, que marcou o maior volume mensal de 2023, segundo dados da Anec.
Apesar da quebra de safra, a colheita brasileira de soja em andamento ainda será a segunda maior da história do país, segundo a maioria dos analistas privados.
A Anec estimou a exportação de farelo de soja do Brasil em 2,13 milhões de toneladas, ligeira queda na comparação com a semana anterior, mas um aumento de mais de 300 mil toneladas em relação a março do ano passado.
A Anec voltou a elevar a projeção de embarques de trigo para 714.894 toneladas em março, ante 694.869 toneladas estimadas na semana anterior. Caso se confirme a projeção, a exportação do primeiro trimestre deverá somar quase 2 milhões de toneladas do cereal.
A exportação de milho foi prevista em apenas 134.430 toneladas, uma vez que o Brasil foca na exportação de soja no primeiro semestre, deixando o cereal para a segunda metade do ano.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira