Setor de máquinas deve cortar perspectiva de crescimento após resultado de março
![]()
Por Patricia Vilas Boas
SÃO PAULO (Reuters) -A indústria de máquinas e equipamentos deve revisar para baixo a perspectiva de crescimento do setor neste ano após a queda de 27% no faturamento de março sobre um ano antes, afirmou a associação do setor, Abimaq, nesta terça-feira.
"Porque a gente começou com um resultado das receitas muito mais fraco do que a gente esperava nesse início de ano", disse a diretora-executiva de economia da Abimaq, Cristina Zanella, em entrevista a jornalistas. A previsão da associação para este ano é de alta de 3,5% no faturamento do setor.
Em março, a receita líquida total da indústria de máquinas despencou 27,1% frente um ano antes, para 20,6 bilhões de reais, segundo os dados da entidade. No acumulado do primeiro trimestre, a queda no faturamento foi de 21,3%, a 56,6 bilhões de reais.
Segundo Zanella, a entidade está aguardando a divulgação de dados da economia nas próximas semanas, como o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, para a revisão dos números do setor.
Considerando apenas os negócios feitos no Brasil, a receita líquida do setor caiu 28,1% em março, para 15,5 bilhões de reais. A projeção mais atualizada da entidade neste caso é de avanço de 5,5%.
No mês passado, o consumo aparente de máquinas e equipamentos caiu 20,6%, para 28,1 bilhões de reais, retraindo 14,5% no primeiro trimestre sobre um ano antes.
As importações de máquinas ficaram praticamente estáveis no mês passado, enquanto as exportações recuaram 17,6%.
Apesar da utilização de capacidade instalada da indústria em março ter apresentado um segundo crescimento consecutivo, para 74,5%, o nível segue abaixo de um ano antes, de 77,8%, afirmou a Abimaq.
"Os setores que vem registrando melhora na sua carteira de pedidos são os que atuam no mercado de bens de consumo, logística, construção civil e os fabricantes de componentes para bens de capital", segundo a entidade.
(Edição Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas