Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
![]()
Em pleno outono as temperaturas estão elevadas em todo o país. Só em 2024 já foram registradas ao menos quatro ondas de calor em importantes áreas de produção agrícola. O agronegócio brasileira busca soluções para as adversidades climáticas que atingem as mais diversas culturas, inclusive a cana-de-açúcar.
De acordo com Arnaldo Antonio Bortoletto, vice-presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Cocaplana), a safra está andando com bom rendimento, mas existe no setor a preocupação com a cana-de-açúcar plantada de 18 meses, que pode não brotar devido à falta de chuvas. "A cana-soca, que está colhendo, também necessida de umidade para vegetar, e a estiagem prolongada há mais de 30 dias prejudica seu crescimento", afirma.
A Coplacana tem atuação em cinco estados brasileiro. As condições climáticas adversas são observadas em todas elas. Em Minas Gerais e Goiás, por exemplo, as chuvas aconteceram, mas ainda há necessidade de mais água. O cenário ficou ainda mais crítico com o bloqueio atmosférico das últimas semanas, que concentrou as chuvas no Sul do país e impediu o avanço da umidade para outras áreas.
"O calor excessivo sempre será prejudicial para as lavouras, principalmente para as mais sensíveis. Neste momento, as folhas da cana-de-açúcar, por exemplo, estão fechados devido à insolação intensa em um período este que, geralmente, já está mais frio", acrescenta.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY