No centenário da soja, evolução das tecnologias nas sementes oferece maior segurança e produtividade
Reportagem realizada com o apoio da![]()
Neste início de dezembro, a Fenasoja é um dos evento que celebra o centenário do plantio da soja no Brasil, uma cultura que começou de forma modesta e hoje é um dos pilares do agronegócio nacional. Inicialmente cultivada para alimentação animal, sua produtividade cresceu gradualmente, impulsionada pela crescente demanda global por óleos e proteínas vegetais.
“A soja desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul, o primeiro estado brasileiro a receber os grãos da oleaginosa. A partir dessa história, a região tornou-se pioneira na instalação de indústrias de maquinários agrícolas e esmagadoras de soja no país, além de avanços em manejos mais eficientes e tecnologias de produção,” destaca Marcos Servat, vice-presidente da Fenasoja 2024.
Do Sul, a soja expandiu-se para o Centro-Oeste, um movimento que exigiu intensas pesquisas para viabilizar sua "tropicalização". “No Sul, a duração do dia varia ao longo do ano, enquanto na linha do Equador há maior estabilidade entre dia e noite. Como a soja é muito sensível à luz solar, foi necessário desenvolver variedades adaptadas a essas novas condições,” explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja.
A expansão da soja para áreas tropicais enfrentou desafios como a necessidade de melhorar os solos do cerrado e combater pragas e doenças. Nesse contexto, avanços em genética e manejo foram indispensáveis para garantir a adaptabilidade da cultura aos novos territórios, aliando potencial produtivo. A Golden Harvest, marca de soja do grupo Syngenta que completou 2 anos no Brasil, investe no desenvolvimento de cultivares que entreguem produtividade e estabilidade produtiva, agregando resistência aos principais desafios não só da agricultura tropical, mas em toda região sojícola do Brasil. A empresa também oferece suporte técnico aos produtores com um time robusto presente no campo e integração com outras áreas do Grupo Syngenta como Seedcare, Cropwise, Crop Protection e Syngenta Biologicals, facilitando o acesso a ferramentas e tecnologias de ponta que auxiliam na evolução da rentabilidade do produtor e promovem práticas agrícolas mais sustentáveis.
“O centenário da soja no Brasil destaca a importância de entender como a cultura se adapta às diferentes regiões produtoras e nosso portfólio é desenvolvido para atender essas especificidades. Contamos com cultivares resistentes a nematóides no cerrado e outras adaptadas ao combate de Phytophthora no Sul. Essas soluções ajudam a enfrentar desafios críticos e permitem reduzir o uso de defensivos químicos, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade,” comenta Ulysses Bottino Jr., líder de marketing de campo da Golden Harvest.
Curiosidades sobre a soja: Além da produção de alimentos
A soja é amplamente utilizada na alimentação humana e animal devido ao seu alto teor de proteínas e propriedades funcionais. Na dieta humana, substitui a proteína animal em alimentos como leite de soja, tofu e farinha de soja, e está presente em produtos como carnes vegetais, bebidas e óleos. Na nutrição animal, é essencial para rações de aves, suínos e bovinos, transformando proteína vegetal em carne, leite e ovos.
Além da alimentação, a soja tem usos variados na indústria e na geração de energia. O óleo de soja é matéria-prima para produtos alimentícios, cosméticos, tintas e plásticos. Também produz biodiesel, que reduz emissões de gases do efeito estufa e é um dos “combustíveis do futuro”, projeto brasileiro que visa utilizar cada vez mais fontes renováveis.
A lecitina, gordura extraída do óleo, é usada como emulsificante em alimentos e cosméticos. Resíduos do cultivo, como farelo e bagaço, também são utilizados na produção de biogás, uma alternativa energética sustentável. Esses múltiplos usos fazem da soja uma cultura estratégica para diversas cadeias produtivas.
Leia mais:
+ Importação de soja pela UE sobe 12% em 24/25 até 1º de dezembro; farelo de soja avança 29%
+ Campos de soja da Argentina têm boas condições, diz bolsa
+ Brasil tem expectativa de "safra cheia" de soja, com 170,8 mi t, diz Céleres
+ Áreas mais secas de Mato Grosso do Sul têm previsão de chuvas nos próximos dias, mostra Inmet
+ Plantio da soja em Querência/MT ficou concentrado em 2 semanas e isso preocupa para a colheita
+ Plantio de soja chega a 91% no Brasil; sul de MS ainda precisa de chuva
0 comentário
PIB do agronegócio puxa Economia brasileira, porém produtor rural passa por cenário adverso
Taxas de DIs fecham em baixa, mas distantes das mínimas do dia com Flávio Bolsonaro ainda candidato
FAESP e CNA promovem evento sobre a Reforma Tributária e os impactos no agronegócio da Região Sudeste
Infestação de grama-seda e capim-camalote se intensifica e exige manejo mais rigoroso nos canaviais
Tecnologias BASF ajudam a segurar produtividade mesmo com previsão de queda na próxima safra
Plateau® assegura cana livre de matocompetição com aplicação eficiente até em períodos de estiagem