Agrural: Colheita de soja começa com chuva em MT; no Sul e em MS, estiagem preocupa
A colheita da safra 2024/25 de soja já começou nos três estados do Centro-Oeste e também no Paraná e em áreas irrigadas da Bahia e de Minas Gerais. Levantamento da AgRural mostra que 0,3% da área estimada para o Brasil estava colhida até quinta-feira (09), contra 2,3% um ano atrás.
Em Mato Grosso, a preocupação é com as chuvas constantes. Embora a safra do estado tenha grande potencial e ainda não haja queixas quanto à perda de qualidade dos grãos, a umidade dificulta a entrada das máqiunas em campo.
No Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul, em contrapartida, o problema é a falta de chuvas regulares e o calor, que têm pressionado as lavouras em algumas áreas, especialmente naquelas em que a soja está enchendo grãos.
Em dezembro, a AgRural estimou a produção brasileira de soja na safra 2024/25 em recordes 171,5 milhões de toneladas. A estimativa está em revisão e um novo número será divulgado ainda em janeiro.
Colheita de milho verão chega a 1,3% no Centro-Sul; plantio da safrinha ainda é pontual
A colheita da primeira safra de milho 2024/25, o milho verão, chegou na quinta-feira (09) a 1,3% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 5,1% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Como é comum nesta época do ano, os trabalhos estão concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que têm calendário mais antecipado.
Safrinha
Com a colheita da soja 2025/25 ainda lenta, a semeadura do milho safrinha 2025 está restrita a alguns talhões irrigados em Mato Grosso e Goiás. O padrão de chuvas frequentes e a prioridade no plantio da safrinha de algodão deixam os trabalhos do cereal ainda sem somar percentual. No Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, há algumas movimentações em talhões de sequeiro, mas também sem somar percentual.
A AgRural estima a produção total de milho na safra 2024/25 em 121,3 milhões de toneladas. O número passará por revisão mensal na segunda quinzena de janeiro.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto