Ações europeias fecham em pico recorde com redução de nervosismo com setor de tecnologia
![]()
Por Nikhil Sharma e Johann M Cherian
(Reuters) - As ações europeias fecharam em um pico recorde nesta terça-feira, com papéis do setor de varejo liderando os ganhos mais amplos, conforme as pressões de venda diminuíram um dia depois de a startup chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek desencadear uma forte desvalorização no mercado global.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,36%, a 531,60 pontos, com varejistas liderando os ganhos setoriais com uma alta de 2,1%.
O setor de tecnologia, que sofreu um golpe na sessão anterior, subiu 0,3%, com o grupo de consultoria de engenharia e tecnologia Alten na liderança com uma alta de 7,7% após divulgar os resultados anuais.
No entanto, ações relacionadas à IA, como a ASM International e a Schneider Electric recuaram ainda mais, com queda de 3,7% e 7,5%, respectivamente.
O modelo de IA mais barato da DeepSeek e sua popularidade crescente abalaram investidores em todo o mundo na segunda-feira, gerando um movimento de venda de ações de tecnologia em meio a questionamentos sobre a avaliação altíssima dos líderes de IA.
O foco dos investidores também está nas decisões sobre os juros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana.
Com um corte de 0,25 ponto na taxa já precificado para o BCE, as atenções estão voltadas para os comentários dos formuladores de política monetária para definir o tom do ciclo de flexibilização para 2025.
"Com base nos recentes discursos do BCE, os dois próximos cortes parecem ser um consenso agora, mas o caminho depois disso não. Nossa opinião continua sendo a de que os dados acabarão forçando o BCE a continuar cortando até uma taxa terminal de 1,5%, se não for menor", disse uma equipe de analistas do Bank of America Global Research liderada por Ruben Segura-Cayuela.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,35%, a 8.533,87 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,70%, a 21.430,58 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,12%, a 7.897,37 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,12%, a 36.147,06 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,31%, a 12.154,20 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,37%, a 6.490,33 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde