Minério de ferro atinge máxima de 4 meses em Dalian com recuperação da demanda por aço
![]()
Por Michele Pek
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro atingiram a maior alta em quatro meses na bolsa de Dalian nesta sexta-feira, encerrando com ganhos em base semanal, apoiados pela recuperação da demanda por aço na China após o feriado do Ano Novo Lunar.
Além disso, medidas de apoio ao setor imobiliário também impulsionaram o sentimento do mercado de minério de ferro.
O contrato mais negociado de maio do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) na China encerrou as negociações do dia com alta de 0,86%, a 817 iuanes (US$112,11) a tonelada, ganhando 1,36% nesta semana.
No início da sessão, os preços atingiram 825 iuanes, maior valor desde 8 de outubro.
O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura recuava 0,08%, a US$105,85 a tonelada, registrando um aumento semanal de 0,23%.
As usinas siderúrgicas retomaram a produção após o feriado do Ano Novo Lunar, melhorando a demanda de minério de ferro no curto prazo e apoiando os preços, disse a consultoria chinesa Hexun Futures em nota.
A produção de aço em alto-fornos na China aumentou esta semana, depois que as operações foram retomadas após a manutenção, de acordo com a consultoria chinesa Mysteel.
O governo de Shenzhen fez 10 novas nomeações na China Vanke, em outra medida para aumentar o controle sobre o desenvolvimento imobiliário.
Investidores comemoraram a reformulação da alta administração da incorporadora chinesa no mês passado, esperando que o apoio do governo trouxesse alguma estabilidade ao setor imobiliário em dificuldades.
Ainda assim, uma guerra comercial representa o maior desafio para o mercado de minério de ferro e aço, disseram os analistas do ANZ em nota.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 10% a uma série de produtos na terça-feira, o que levou Pequim a impor taxas retaliatórias, incluindo uma taxa de 15% sobre o carvão dos EUA, ingrediente essencial para a fabricação de aço.
(Reportagem de Michele Pek)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde