UNICA lamenta possível taxação do etanol brasileiro pelos EUA
"A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Bioenergia Brasil, principais entidades representativas do setor no Brasil, lamentam que o etanol tenha sido incluído no Memorando de Tarifas Recíprocas, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O documento determina a realização de estudos para o “Plano Justo e Recíproco”, que prevê a alteração das atuais relações comerciais dos Estados Unidos.
A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade. Se a medida se confirmar, será mais um passo dos Estados Unidos rumo ao abandono à rota de combate à mudança do clima.
Esperamos que os estados americanos e a indústria local, comprometidos com o combate à mudança do clima, trabalhem para impedir esse retrocesso proposto pelo governo".
2 comentários
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP
A verdade é que sabemos bem que o pequeno e médio produtores só tomaram prejuízo com o combate às "mudanças climáticas", a maior falácia científica da história da humanidade. E estes senhores que reclamam da taxação, são os mesmos que receberam rios de dinheiro do BNDES para financiar seus canaviais e usinas, às custas do trabalho suado do povão e dos pequenos e médios agricultores, tirando-os da atividade, muitas vezes. Que paguem pelos seus erros, com juros e correção, conforme a vontade do Senhor. Amém.
Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS
Difícil acreditar que uma entidade como a UNICA(ou o responsável pela declaração) ainda acredita na farsa das "mudanças climáticas(ex-aquecimento global)"! São Tarifas Recíprocas, ou seja, o Presidente Trump simplesmente vai adotar a mesma que o Brasil pratica. Se o Brasil diminuir, ele faz a reciprocidade.