UNICA lamenta possível taxação do etanol brasileiro pelos EUA
"A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Bioenergia Brasil, principais entidades representativas do setor no Brasil, lamentam que o etanol tenha sido incluído no Memorando de Tarifas Recíprocas, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O documento determina a realização de estudos para o “Plano Justo e Recíproco”, que prevê a alteração das atuais relações comerciais dos Estados Unidos.
A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade. Se a medida se confirmar, será mais um passo dos Estados Unidos rumo ao abandono à rota de combate à mudança do clima.
Esperamos que os estados americanos e a indústria local, comprometidos com o combate à mudança do clima, trabalhem para impedir esse retrocesso proposto pelo governo".
2 comentários
Açúcar com leve recuperação após pressão de oferta da Índia e perspectiva de safra robusta no Brasil
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil
Açúcar: Altas perdem força e preços fecham mistos em NY e Londres nesta 4ª feira
Açúcar mantém movimento de alta nessa quarta-feira (03)
Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP
A verdade é que sabemos bem que o pequeno e médio produtores só tomaram prejuízo com o combate às "mudanças climáticas", a maior falácia científica da história da humanidade. E estes senhores que reclamam da taxação, são os mesmos que receberam rios de dinheiro do BNDES para financiar seus canaviais e usinas, às custas do trabalho suado do povão e dos pequenos e médios agricultores, tirando-os da atividade, muitas vezes. Que paguem pelos seus erros, com juros e correção, conforme a vontade do Senhor. Amém.
Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS
Difícil acreditar que uma entidade como a UNICA(ou o responsável pela declaração) ainda acredita na farsa das "mudanças climáticas(ex-aquecimento global)"! São Tarifas Recíprocas, ou seja, o Presidente Trump simplesmente vai adotar a mesma que o Brasil pratica. Se o Brasil diminuir, ele faz a reciprocidade.