Conjuntura econômica demanda cautela adicional na concessão de crédito, diz BC
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central avaliou em reunião esta semana que o cenário econômico marcado por elevação de juros, comprometimento da renda das famílias e endividamento de pessoas físicas e empresas requer "cautela e diligência adicionais" na concessão de crédito.
Em nota divulgada nesta quarta-feira após reunião de dois dias, encerrada na terça-feira, o Comef afirmou que, depois de um quarto trimestre de 2024 de manutenção do ritmo de crescimento de crédito, pesquisa trimestral do banco aponta para uma deterioração das condições de oferta de crédito e menor tolerância ao risco por parte dos bancos.
"O crédito obtido via mercado de capitais, em contrapartida, não apresenta sinais de inflexão a despeito das alterações nas condições financeiras", disse o comitê.
O Comef destacou ainda que os bancos em geral mantêm seus níveis de capital e liquidez acima dos níveis requeridos, e recomendou que as instituições persistam com essa política prudente "em virtude das incertezas econômicas e da conjuntura".
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB