Melancia/Cepea: Cotações avançam com menor oferta e demanda aquecida

Publicado em 21/02/2025 14:51

Os preços da melancia graúda (> 12 kg) aumentaram em todas as regiões produtoras nesta semana (17 a 21/02). De acordo com agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, essa nova valorização se deve à menor disponibilidade da fruta no mercado doméstico e também à demanda mais aquecida, visto as altas temperaturas nos principais centros consumidores (Sul e Sudeste). Na região de Teixeira de Freitas (BA), a oferta da fruta segue mais restrita desde a 2ª quinzena de janeiro. Neste sentido, dada às chuvas elevadas em dezembro, o desenvolvimento das primeiras áreas destinadas a 2ª parte da safra na região deverá ter menor desempenho, ocasionando recuo de produtividade frente aos meses anteriores. Em Teixeira de Freitas, a melancia graúda (> 12 kg) foi comercializada à média de R$ 2,42/kg, alta de 6,90% em relação à semana anterior.

Já no Rio Grande do Sul, a disponibilidade de melancias é ainda menor do que na Bahia, visto que Encruzilhada do Sul já está em finalização de safra, enquanto em Bagé, a oferta está se reduzindo, com colheita devendo se encerrar em meados de março. Em Bagé, a graúda foi negociada à média de R$ 1,94/kg, aumento de 8% em comparação com a semana passada. Para as próximas semanas, dada à proximidade do final do mês e do recesso de carnaval, é possível que cotações se estabilizem ou recuem levemente, mesmo com permanência de oferta restrita nas regiões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário