Casa Branca busca plano para possível alívio de sanções à Rússia, dizem fontes

Publicado em 03/03/2025 16:42 e atualizado em 03/03/2025 17:21

Logotipo Reuters

Por Erin Banco

(Reuters) - Os Estados Unidos estão elaborando um plano para potencialmente aliviar as sanções impostas à Rússia, conforme o presidente Donald Trump busca restaurar os laços com Moscou e por um fim à guerra na Ucrânia, disseram à Reuters uma autoridade dos EUA e outra pessoa familiarizada com o assunto.

A Casa Branca pediu aos departamentos de Estado e do Tesouro que elaborassem uma lista de sanções que podem ser aliviadas para que as autoridades americanas discutam a questão com representantes russos nos próximos dias, como parte das amplas conversas do governo com Moscou para melhorar as relações diplomáticas e econômicas, disseram as fontes.

Os escritórios de sanções estão agora elaborando uma proposta para suspender as sanções a entidades e indivíduos selecionados, incluindo alguns oligarcas russos, de acordo com as fontes.

Os chamados documentos de opções são geralmente elaborados por funcionários que trabalham com sanções, mas a solicitação específica da Casa Branca para um documento nos últimos dias ressalta a disposição de Trump e de seus assessores de aliviar as sanções russas como parte de um possível acordo com Moscou.

A Casa Branca, o Departamento de Estado, o Departamento do Tesouro e a embaixada russa em Washington não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

No ano passado, o Kremlin descreveu as relações com os EUA como "abaixo de zero" sob o governo de Joe Biden, um democrata que apoiou a Ucrânia com ajuda e armas e impôs duras sanções à Rússia para puni-la por sua invasão em 2022.

Mas Trump, que prometeu um fim rápido para a guerra, alterou rapidamente a política dos EUA para abrir conversações com Moscou, começando com um telefonema para o presidente russo Vladimir Putin em 12 de fevereiro, seguido de reuniões entre autoridades americanas e russas na Arábia Saudita e na Turquia.

Em janeiro, Trump ameaçou aumentar as sanções contra a Rússia se Putin não estivesse disposto a negociar o fim da guerra na Ucrânia. Porém, mais recentemente, as autoridades do governo Trump reconheceram abertamente a possibilidade de aliviar as sanções contra Moscou.

O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse durante uma entrevista em 20 de fevereiro à Bloomberg Television que a Rússia poderia obter alívio econômico, dependendo de como ela abordasse as negociações nas próximas semanas. Trump disse a repórteres em 26 de fevereiro que as sanções russas poderiam ser aliviadas "em algum momento"

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário