Atividade de serviços volta a crescer em fevereiro no Brasil com avanço da demanda, mostra PMI

Publicado em 05/03/2025 10:05

Logotipo Reuters

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - A atividade de serviços do Brasil voltou a crescer em fevereiro após uma retração em janeiro, em recuperação impulsionada por uma aumento moderado da demanda dos clientes que se deu em meio a reajustes de preços finais, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O levantamento da S&P Global, divulgado nesta quarta-feira, mostrou aumento do índice para 50,6 no mês passado, de 47,6 em janeiro. A marca de 50 separa crescimento de contração. Em janeiro, o indicador havia apresentada a primeira retração em 16 meses.

Segundo a pesquisa, a confiança nos negócios permaneceu positiva em fevereiro no setor de serviços e as contratações de pessoal apresentaram o maior crescimento em nove meses, mas a expansão da atividade foi contida pelo poder de compra reduzido, custos elevados de financiamento e investimentos limitados.

Após uma contração em janeiro, os níveis de entradas de novos negócios aumentaram em fevereiro, ainda que o ritmo da expansão tenha sido menor do que todos os registrados em 2024.

Respaldadas por esse aumento de novos pedidos e projeções favoráveis para a atividade de serviços, as empresas do setor contrataram mais funcionários, e a taxa de crescimento do emprego atingiu seu nível mais alto desde maio de 2024.

As empresas ouvidas na pesquisa reportaram pressões inflacionárias significativas no setor, com destaque para o aumento de custos de alimentos, mão de obra, materiais, transportes e serviços públicos. Em resposta a esse aumento, os provedores de serviços elevaram seus próprios preços à taxa mais forte desde meados de 2022.

A pesquisa da S&P Global mostrou, ainda, que o segmento de serviços ao consumidor foi o que teve melhor desempenho em fevereiro, enquanto finanças e seguros foi o único a apresentar retração.

Com o desempenho de serviços e da produção industrial, que também avançou em fevereiro, o PMI Composto brasileiro subiu para 51,2 no mês, de 48,2 em janeiro, indicando uma taxa de expansão moderada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário