Analistas mantêm projeções econômicas no Focus
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central mantiveram suas projeções para os principais métricas econômicas do Brasil na pesquisa Focus divulgada nesta quarta-feira pós-Carnaval.
De acordo com o levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, as expectativas para a alta do IPCA permaneceram em 5,65% para este ano e em 4,40% para 2026.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Ao mesmo tempo, as perspectivas para a taxa básica de juros Selic foram mantidas em 15,0% para 2025 e em 12,50% para 2026, com um aumento previsto para a próxima reunião, em março, de 1 ponto percentual. Atualmente a Selic está em 13,25%.
A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que, para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento foram mantidas em 2,01% e em 1,70% respectivamente para este ano e o próximo.
As contas para o dólar também não sofreram alterações, com a moeda calculada em 5,99 reais e 6,0 reais neste ano e no próximo.
As projeções para a pesquisa foram coletadas até sexta-feira passada, antes do Carnaval, e divulgadas excepcionalmente nesta quarta.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana