Tailândia busca cooperação com Índia e Vietnã para apoiar queda nos preços do arroz
![]()
BANGCOC, 6 de março (Reuters) - A Tailândia está buscando cooperação com a Índia e o Vietnã para encontrar maneiras de lidar com a queda nos preços do arroz, disse o ministro do Comércio tailandês na quinta-feira, em meio a protestos de agricultores locais pedindo mais apoio do governo.
A Tailândia está em negociações com ambos os países para reduzir a concorrência, na esperança de criar um equilíbrio nos preços do arroz no mercado global e ajudar os agricultores a terem uma renda estável, disse Pichai Naripthaphan ao parlamento.
"Já discutimos isso, mas estamos esperando outra reunião para ver o que podemos fazer a respeito", disse ele sobre as negociações com a Índia e o Vietnã.
Os preços do arroz na Tailândia caíram 30% ano a ano para uma média de cerca de 8.600 bahts (US$ 255) por tonelada no mês passado, de acordo com o ministério do comércio. Os produtores estão pedindo ao governo que os ajude a vender arroz a preços mais altos.
A Tailândia, o segundo maior exportador de arroz do mundo, provavelmente será duramente afetada pela retomada das exportações de arroz pela Índia, com o Ministério do Comércio prevendo um declínio de 24% nas exportações de arroz em relação ao ano anterior, para 7,5 milhões de toneladas este ano.
O Vietnã foi o terceiro maior exportador mundial de grãos no ano passado.
(US$ 1 = 33,75 bahts)
Reportagem de Panarat Thepgumpanat; Escrita de Orathai Sriring; Edição de Martin Petty
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja