Grão Direto levanta R$ 90 milhões em rodada de investimentos atraindo novos gigantes
Em rodada liderada pela Kaszek, maior fundo de investimento da América Latina, a empresa recebe novos aportes da área de venture capital do Bradesco, SLC Ventures, CME Ventures e Endeavor Scale-Up Ventures, além dos atuais investidores
Uberaba, 10 de março de 2025 – Após conquistar o apoio de grandes tradings e empresas de insumos agrícolas, a Grão Direto, plataforma líder na comercialização digital de grãos na América Latina, segue atraindo gigantes do mercado e anuncia uma nova rodada de investimentos, totalizando R$ 90 milhões. O aporte, liderado pela Kaszek, maior fundo de venture capital da América Latina, também contou com a participação da área de venture capital do Bradesco, CME Ventures (subsidiária da Bolsa de Chicago), SLC Ventures (divisão de venture capital da SLC Agrícola) e Endeavor Scale-Up Ventures, além dos atuais investidores.
A entrada desses investidores fortalece a estratégia da AgFinTech de revolucionar o mercado de grãos, acelerando sua digitalização e consolidando um ecossistema neutro, aberto e independente, trazendo mais eficiência para os negócios. Desde sua primeira rodada de investimentos, quando recebeu aporte da Leaps by Bayer (antiga Monsanto) e da Canary, a empresa tem atraído grandes players do setor.
Na segunda rodada, a captação foi liderada pela Lanx Capital, enquanto na terceira, outros gigantes como ADM, Amaggi, Cargill e Louis Dreyfus Company também se tornaram investidores. Posteriormente, a BASF também se juntou. Todos estes investidores possuem participação minoritária, sem controle ou exclusividade, mas contribuem ativamente para impulsionar ainda mais a transformação digital no comércio de grãos.
Com a nova rodada, a Grão Direto fortalece sua rede com parceiros estratégicos que trazem experiência em diferentes frentes. “Nós, que já contávamos com os maiores compradores de grãos e as maiores empresas de insumos agrícolas, agora temos, além da Kaszek, a SLC Agrícola - uma das maiores produtoras de soja, milho e algodão do mundo; a área de venture capital do Bradesco - maior banco privado brasileiro operando na agricultura; Endeavor Scale-Up Ventures - o maior hub global de empreendedores de alto impacto; e a CME Ventures, uma subsidiária do CME Group, que opera a principal bolsa de commodities agrícolas do mundo. A sinergia com nossos novos investidores reforça o lado ‘smart money’ da rodada”, destaca Alexandre Borges, CEO da Grão Direto.
Para o CEO, a entrada de parceiros relevantes que vão além do agronegócio ressalta a força da Grão Direto como uma empresa capaz de conectar diferentes setores e impulsionar a digitalização do mercado de grãos. “Essa ampliação do nosso ecossistema, com investidores estratégicos de diversas áreas, fortalece ainda mais nosso posicionamento e acelera a transformação que estamos promovendo no setor. A combinação de diferentes expertises nos coloca em uma posição privilegiada para ampliar nosso impacto e escalar novas oportunidades de negócio", afirma.
A participação e liderança da Kaszek, criada pelos fundadores do Mercado Livre, ressalta o potencial da Grão Direto ao ser a primeira empresa do agronegócio a receber investimentos da gestora de maior sucesso na América Latina. O fundo, que já investiu em diversos unicórnios brasileiros, como Nubank, Creditas e Quinto Andar, trará sua grande expertise em marketplaces e fintechs para impulsionar ainda mais a Grão Direto.
Os novos investimentos serão direcionados para fortalecer a plataforma e expandir sua atuação no agronegócio. Segundo Borges, metade do valor será investido na ampliação de soluções tecnológicas, incluindo precificação e negociações em tempo real, avanços na digitalização do barter e novas soluções baseadas em inteligência artificial – área em que a Grão Direto opera com sua própria IA, batizada de AIrton. A outra metade será aplicada na expansão dos produtos e serviços financeiros, incluindo soluções como antecipação de recebíveis, cartões de crédito com pagamento em grãos e crédito vinculado a contratos futuros.
Crescimento e inovação no mercado de grãos
Com mais de 85 mil usuários ativos, a Grão Direto possui o aplicativo de comercialização de grãos mais instalado do mundo e que conecta produtores rurais, revendas, cooperativas, armazéns, indústrias e grandes tradings. A plataforma conta ainda com cerca de 14 mil pontos de entrega e retirada com precificação online, algo único no mercado. Diariamente, seus algoritmos proprietários calculam mais de 40 milhões de preços, gerando insights estratégicos para otimizar negociações. Nos últimos 12 meses, a empresa facilitou a comercialização digital de 8 milhões de toneladas de grãos.
“Nosso compromisso é apoiar o produtor rural e todos os elos da cadeia do agro, garantindo que a inovação chegue a cada etapa do processo. Os produtores rurais são os protagonistas da agricultura e enfrentam desafios diários, e nosso papel é criar as condições para que o agro fora da porteira acompanhe a modernização que já acontece dentro dela. Com tecnologia, o Brasil tem demonstrado sua capacidade de liderar não apenas em produtividade e qualidade, mas também em novos modelos de negócio que podem se tornar referência global”, finaliza o CEO.
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)