Trump eleva tarifas sobre metais canadenses para 50%
Por Marta Guimarães, da Royal Rural
A guerra tarifária entre EUA e Canadá não chega ao fim! Agora há pouco o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que dobrará as tarifas sobre importações de aço e alumínio do Canadá, elevando-as para 50%. A medida entra em vigor a partir de amanhã e ocorre em resposta à decisão da província de Ontário de impor uma tarifa de 25% sobre a eletricidade exportada para os EUA.
Trump também exigiu que o Canadá elimine imediatamente as tarifas sobre produtos lácteos americanos, classificando-as como "ultrajantes". Atualmente, essas tarifas variam de 250% a 390%. Além disso, o presidente ameaçou aumentar substancialmente as tarifas sobre automóveis canadenses que entram nos EUA a partir de 2 de abril, caso outras barreiras comerciais não sejam removidas.
Impactos:
A escalada nas tarifas pode intensificar as tensões comerciais entre os dois países, afetando setores como o siderúrgico, automotivo e agrícola. O mercado está atento às possíveis retaliações do Canadá e aos desdobramentos nas negociações comerciais, o principal foco é em relação ao petróleo e a relação entre os derivados da canola e derivados de soja. Apesar disso, os mercados de commodities agrícolas esperam o relatório de oferta e demanda do USDA que será divulgado ainda nessa tarde.
0 comentário
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor