Previsão de exportação de soja do Brasil em março fica um pouco abaixo do recorde
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) -A exportação de soja do Brasil deve alcançar 15,45 milhões de toneladas em março, aumento de mais de 4% na comparação com a previsão da semana anterior, o que deixou a estimativa perto de um recorde histórico mensal do setor de quatro anos atrás, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgados nesta terça-feira.
O número de exportação ainda depende da confirmação dos embarques programados até o final do mês, ressaltou a Anec. Mas, caso se confirme, também seria o maior volume embarcado em qualquer mês de março, com a colheita de uma safra recorde no país agora em estágio mais avançado.
O recorde histórico para qualquer mês na exportação de soja do Brasil, maior produtor e exportador global, é de abril de 2021, com 15,7 milhões de toneladas. Enquanto o melhor março foi registrado também naquele ano, com 14,9 milhões de toneladas.
Se confirmada a previsão atualizada semanalmente, a exportação do Brasil cresceria quase 2 milhões de toneladas na comparação com março do ano passado.
O aumento ocorreria também após exportações menores do Brasil no primeiro bimestre de 2024, após um atraso na colheita de soja.
FARELO
A Anec também elevou a previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para 2,38 milhões de toneladas em março, versus 2 milhões na previsão anterior, agora com aumento anual estimado de quase 600 mil toneladas.
Se o volume da exportação de farelo de soja for confirmado, também ficaria ligeiramente abaixo do recorde de 2,46 milhões de toneladas registrado em outubro do ano passado, segundo dados da Anec.
Com os embarques de soja e farelo ganhando força, o total exportado de milho em março, de 412 mil toneladas estimadas, será reduzido em relação aos primeiros meses do ano, mas ainda assim deverá superar o mesmo mês do ano passado (140,6 mil toneladas).
(Por Roberto Samora e Gabriel Araujo; edição de Letícia Fucuchima e Marta Nogueira)
0 comentário
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27