Portaria estabelece estrutura de coordenação entre órgãos públicos para fortalecer ações contra a vassoura de bruxa da mandioca
Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu, por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.253/25, o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-MAPA) Vassoura de Bruxa da Mandioca. A medida tem como objetivo fortalecer a articulação entre órgãos públicos federais, estaduais e instituições de pesquisa na implementação de estratégias fitossanitárias para a cultura da mandioca.
A iniciativa decorre da declaração de estado de emergência fitossanitária estabelecida pela Portaria MAPA nº 769/25, que reconhece a necessidade de intensificar a adoção de medidas coordenadas para o controle da vassoura de bruxa. O COE-MAPA Vassoura de Bruxa da Mandioca atuará na interlocução com diferentes esferas institucionais, assegurando a execução de ações alinhadas às diretrizes da política fitossanitária nacional.
Entre as atribuições do centro estão a coordenação de ações entre as instituições envolvidas, com o objetivo de apoiar o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV/MAPA) na execução das estratégias de resposta à emergência, bem como subsidiar o secretário de Defesa Agropecuária na otimização das ações e divulgar informações técnicas à sociedade.
Participam do COE-MAPA, além de unidades técnicas da Secretaria de Defesa Agropecuária, os ministérios parceiros, como o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento e Assistência Social. Também integram a iniciativa instituições de pesquisa, agências estaduais de defesa agropecuária e entidades que atuam na segurança alimentar, na logística de abastecimento e na segurança pública. Caso necessário, outras instituições públicas ou privadas poderão ser convidadas a contribuir nas reuniões.
Com a implementação dessa estrutura, o Ministério reforça o compromisso com a proteção fitossanitária da cultura da mandioca, promovendo a atuação coordenada entre os diferentes agentes envolvidos no setor.
0 comentário
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços