Zelenskiy diz que teve telefonema substancial com Trump para discutir cessar-fogo parcial e defesas aéreas
![]()
(Reuters) - Equipes ucranianas e norte-americanas poderão se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para discutir os aspectos técnicos do cessar-fogo parcial, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, após o que ele descreveu como um telefonema "muito substancial" com o presidente norte-americano, Donald Trump.
"Instruímos nossas equipes para resolver questões técnicas relacionadas à implementação e expansão do cessar-fogo parcial. As equipes ucranianas e americanas estão prontas para se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para continuar coordenando os passos em direção à paz", disse Zelenskiy no X.
Ele descreveu sua conversa com Trump como "positiva, muito substancial e franca".
O líder ucraniano disse que também confirmou a disposição da Ucrânia de interromper os ataques à infraestrutura russa e o compromisso com o cessar-fogo incondicional na linha de frente proposto anteriormente pela equipe dos EUA.
"Um dos primeiros passos para o fim total da guerra poderia ser o fim dos ataques à energia e a outras infraestruturas civis. Eu apoiei essa medida, e a Ucrânia confirmou que estamos prontos para implementá-la", disse ele.
Zelenskiy disse que foi informado por Trump sobre seu telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, após o qual Moscou disse que foi ordenada a interrupção dos ataques a instalações de energia. As autoridades ucranianas, no entanto, disseram nesta quarta-feira que ataques russos atingiram a infraestrutura ferroviária.
A possibilidade de fortalecer as defesas aéreas da Ucrânia, que são altamente dependentes de suprimentos aliados, também foi discutida na ligação, acrescentou Zelenskiy.
"Falamos sobre a situação na região de Kursk, abordamos a questão da libertação de prisioneiros de guerra e o retorno de crianças ucranianas que foram levadas pelas forças russas", disse o presidente ucraniano.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
0 comentário
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia