Trump diz não ter planos de demitir chair do Fed, mas quer juros mais baixos
![]()
Por Nandita Bose
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que não tem planos de demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mas disse que quer que as taxas de juros sejam mais baixas, comentários que poderiam aliviar as tensões sobre o futuro do chefe do banco central, que têm agitado os investidores.
"Não tenho intenção de demiti-lo", disse Trump aos repórteres no Salão Oval. "Gostaria que ele fosse um pouco mais ativo em termos de sua ideia de reduzir as taxas de juros", acrescentou.
A declaração de Trump foi o primeiro alívio após dias de críticas contundentes que ele fez a Powell por não ter reduzido ainda as taxas de juros desde que Trump assumiu o cargo em janeiro.
As críticas foram muitas vezes acompanhadas de comentários ameaçadores, como a publicação na mídia social na semana passada de que a demissão de Powell como chair do Fed "não poderia ocorrer rápido o suficiente", o que assustou os mercados financeiros que veem a independência do Fed como a base de sua credibilidade no cenário financeiro global.
Mas, embora ele pareça ter deixado de lado essas ameaças por ora, suas críticas à política de taxas do Fed permanecem igualmente incisivas.
"Achamos que é o momento perfeito para reduzir a taxa de juros e gostaríamos que nosso chairman fizesse isso cedo ou na hora certa, e não tarde", disse Trump.
0 comentário
Trump diz à NBC News que Irã tem entre 21% e 22% de seus mísseis restantes
Brasil planeja anunciar primeira emissão de títulos em iuanes durante viagem de delegação à China este mês
Wall St termina em forte baixa com queda no setor de chips e dados de emprego gerando receio de alta dos juros
Dólar volta a fechar acima de R$5,15 com mercado projetando juro maior nos EUA
Ibovespa fecha abaixo de 170 mil pontos pela 1ª vez desde janeiro e completa oito semanas seguidas de queda
Taxas dos DIs sobem pela quinta sessão seguida impulsionadas por dados de emprego nos EUA