Trump diz não ter planos de demitir chair do Fed, mas quer juros mais baixos
![]()
Por Nandita Bose
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que não tem planos de demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mas disse que quer que as taxas de juros sejam mais baixas, comentários que poderiam aliviar as tensões sobre o futuro do chefe do banco central, que têm agitado os investidores.
"Não tenho intenção de demiti-lo", disse Trump aos repórteres no Salão Oval. "Gostaria que ele fosse um pouco mais ativo em termos de sua ideia de reduzir as taxas de juros", acrescentou.
A declaração de Trump foi o primeiro alívio após dias de críticas contundentes que ele fez a Powell por não ter reduzido ainda as taxas de juros desde que Trump assumiu o cargo em janeiro.
As críticas foram muitas vezes acompanhadas de comentários ameaçadores, como a publicação na mídia social na semana passada de que a demissão de Powell como chair do Fed "não poderia ocorrer rápido o suficiente", o que assustou os mercados financeiros que veem a independência do Fed como a base de sua credibilidade no cenário financeiro global.
Mas, embora ele pareça ter deixado de lado essas ameaças por ora, suas críticas à política de taxas do Fed permanecem igualmente incisivas.
"Achamos que é o momento perfeito para reduzir a taxa de juros e gostaríamos que nosso chairman fizesse isso cedo ou na hora certa, e não tarde", disse Trump.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde