Ucrânia reduz importações de energia em 31% em abril ante março, diz consultoria

Publicado em 01/05/2025 14:00 e atualizado em 01/05/2025 14:37

Logotipo Reuters
Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A Ucrânia, cujo sistema de energia tem sido alvo de constantes ataques por mísseis e drones russos, reduziu as importações de eletricidade em 31% em abril, após um aumento de 11% em março, em função do clima mais quente, informou a consultoria ucraniana ExPro nesta quinta-feira.

A consultoria disse que a Ucrânia importou 187 gigawatts-hora (GWh) em abril, contra 272 GWh em março.

Segundo a consultoria, a maior parte da eletricidade (44%) foi fornecida pela Hungria. A Ucrânia também importou eletricidade da Eslováquia e da Polônia.

Autoridades ucranianas disseram que os ataques russos privaram a Ucrânia de metade de sua capacidade de geração, parte da qual Kiev tem conseguido restaurar.

O ministro da energia ucraniano, German Galushchenko, disse que a União Europeia aumentou o volume máximo de energia que a Ucrânia pode exportar ao bloco para 650 megawatts-hora, dos atuais 550 megawatts-hora.

"Atualmente, a Ucrânia comercializa eletricidade com todos os países europeus vizinhos - Eslováquia, Romênia, Hungria, Polônia e Moldávia. Toda primavera, as exportações aumentam, enquanto as importações diminuem", disse Galushchenko no Facebook.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário