Trump diz que Xi é "duro" e "difícil de fazer um acordo"
![]()
(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que o presidente da China, Xi Jinping, é "duro" e "extremamente difícil de fazer um acordo", expondo atritos depois que a Casa Branca aumentou as expectativas para uma esperada ligação entre os dois líderes nesta semana.
"Gosto do presidente Xi da China, sempre gostei e sempre gostarei, mas ele é MUITO DURO E EXTREMAMENTE DIFÍCIL DE FAZER UM ACORDO", disse Trump em uma publicação no Truth Social.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse na segunda-feira que Trump provavelmente conversará com Xi nesta semana para resolver diferenças em relação ao acordo tarifário alcançado no mês passado em Genebra, incluindo a questão de minerais críticos.
A publicação não foi um bom presságio para uma rápida resolução de suas divergências.
Leavitt foi a terceira assessora de Trump a prever um telefonema entre os líderes das duas maiores economias globais, mas Xi tem se mostrado um interlocutor evasivo. A China disse em abril que os dois líderes não haviam conversado recentemente.
Na semana passada, um tribunal de comércio dos EUA decidiu que Trump excedeu sua autoridade ao impor a maior parte de suas tarifas sobre as importações da China e de outros países sob uma lei de poderes de emergência.
Menos de 24 horas depois, um tribunal federal de apelações restabeleceu as tarifas, dizendo que estava bloqueando a decisão do tribunal de comércio para considerar o recurso do governo.
(Por Rishabh Jaiswal em Bengaluru)
0 comentário
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim
Wall Street avança com investidores à espera de dados