Com China-EUA e USDA no radar, soja fecha de lado em Chicago nesta 2a feira
Com China-EUA e USDA no radar, soja fecha de lado em Chicago nesta 2a feira
O mercado da soja fechou o pregão desta segunda-feira (9) em campo misto na Bolsa de Chicago. Os dois primeiros contratos terminaram o dia com ganhos de 4 e 0,25 pontos, respectivamente, levando o julho a US$ 10,55, enquanto os dois seguintes ficaram no vermelho, perdendo 4,25 e 3,75 pontos, com o setembro concluindo as negociações com US$ 10,21 por bushel.
A semana começa com o mercado especulando sobre uma série de notícias, mas ainda assim, mantendo sua cautela antes que elas se confirmem. Nesta segunda, começou a nova rodada de negociações entre China e Estados Unidos, em Londres, com a participação de representantes do alto escalão das duas nações.
As primeiras notícias ainda não foram reportadas e as delegações deverão ficar na capital da Inglaterra até o final desta semana, discutindo, principalmente, economia e comércio. Pontos sensíveis como a questão das terras raras também deverão entrar na pauta.
Foto: Reuters
"China e os Estados Unidos estão travando uma batalha existencial no momento. Não há absolutamente nenhuma outra maneira de descrever tudo isso, e isso tem a ver com o fluxo de dados. Tem a ver com informação. Tem a ver com IA. Tem a ver com tecnologia. Tem a ver também com defesa. A China está expandindo rapidamente sua produção de munições no momento. Então, tem a ver com como essas duas economias realmente competem e sobrevivem em um mundo digital onde ninguém sabe realmente qual é o poder do Estado-nação. É muito, muito mais do que apenas uma questão de comércio e do que está acontecendo nesse domínio entre os dois países. Trata-se de como eles administram suas economias. Isso está apenas começando e, efetivamente, é uma batalha para o século XXI", detalhou Rebecca Harding, diretora executiva do Centro de Segurança Econômica à CNBC.
Outro fator de suporte para as cotações em Chicago foram os embarques semanais acima do esperado, porém, nada sem grande impacto consistente.
As baixas de mais de 2% do milho e do trigo, por outro lado, pressionaram a oleaginosa com intensidade.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira