Safra 2024/2025 de maçã alcança 850 mil toneladas e se destaca pela qualidade histórica da fruta
A safra brasileira de maçã 2024/2025 atingiu a marca de 850 mil toneladas, mantendo-se em patamar semelhante ao ciclo anterior e reafirmando a força da fruticultura nacional. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o destaque desta temporada, no entanto, vai além dos números: a qualidade gustativa da fruta surpreendeu produtores e especialistas, consolidando-se como uma das melhores já registradas no país.
Segundo o presidente da ABPM, Francisco Schio, esta é uma das safras mais especiais da história da produção nacional. "A fruta deste ano está com um sabor acima da média, excepcional. Podemos dizer com tranquilidade que esta é uma das melhores safras da nossa história em termos de qualidade", afirma Schio.
De acordo com o presidente, a redução do volume de chuvas em momentos decisivos contribuiu diretamente para o sabor mais concentrado e a firmeza da fruta, características que se destacam nos pomares do país.
Com produção de equipamentos principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a maçã brasileira continua sendo uma referência no mercado interno e também tem conquistado mercados internacionais, especialmente pela combinação entre sabor, textura e aparência.
A Associação destaca, ainda, o papel fundamental dos produtores brasileiros, que mesmo diante de desafios climáticos e econômicos, entregando safras consistentes e de alta qualidade. “É fundamental que o setor siga recebendo o apoio necessário e que o consumo da maçã brasileira seja cada vez mais valorizado pela sociedade”, afirma o presidente da ABPM.
0 comentário
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint