Passo Fundo/RS deve plantar entre 30 e 40% menos de trigo
![]()
A área de trigo em Passo Fundo/RS deve ser entre 30 e 40% menor na safra de inverno 2025, segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Carlos Alberto Futh, que relatou o cenário de dificuldades financeiras, preços baixos do cereal e alto custo de produção que tem afastado os produtores da cultura.
“Com trigo a R$ 60,00, R$ 70,00 o produtor não cobre os custos de produção. O seguro subiu muito, os juros do custeio agrícola estão entre 12% e 15%. Fica inviável”, afirmou.
Além disso, a liderança apontou que os produtores da região estão priorizando mobilizações em busca de securitização das dívidas, depois de cinco safras seguidas com perdas, quatro por seca e uma por excesso de chuvas.
“Se não sair nada da securitização, muitos produtores vão entrar em insolvência. Só com uma medida de longo prazo, com juro adequado e carência, é que o produtor vai conseguir se viabilizar de novo”, avaliou Fauth, reforçando que o Rio Grande do Sul vive uma situação crítica e que o governo precisa agir com urgência.
A expectativa para a safra de verão 2025/26 também está comprometida. “O produtor não sabe o que fazer. Não conseguiu resolver o passado e não tem clareza sobre o futuro”, alertou.
0 comentário
Safra de soja já perdeu potencial produtivo em regiões como Jataí/GO e Araguari/MG
Após outubro e novembro muito secos, soja de Primavera de Leste/MT sofre com estiagem
Momentos de muita chuva no começo da safra aumentaram pressão de doenças em Londrina/PR
Paraná fecha safra de trigo com 2,7 milhões de toneladas, dentro do esperado
Clima afeta desenvolvimento da soja em Primavera do Leste/MT e contribuí para aumento da pressão de doenças em Londrina/PR
Regiões do Paraguai tem 17 dias sem chuvas e já há perda de produtividade na soja