Cana: Associados da Asplan já moeram 90% da produção 2008/09
Os quase 1,5 mil fornecedores ligados à Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) moeram, até 16 de fevereiro, 2.728.881 toneladas de cana-de-açúcar, volume que supera 90% do total a ser processado na safra 2008/09, que começo em setembro.
De acordo com o Departamento Técnico da Asplan, o processo de moagem deverá ser finalizado na primeira quinzena de março. Ainda restam menos de 10% de cana a ser moída (567.119 toneladas), volume menor do que a estimativa inicial. A previsão total, que era de 3.298.000 toneladas, deverá alcançar no máximo 3.032.000 toneladas de cana processadas pelos produtores independentes.
O engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento Técnico da Asplan, Fetimendes Alves Cambuim, disse que a redução do volume nesta safra foi provocada pela crise dos baixos preços da comercialização da produção nas duas últimas safras, o que os levou a reduzir a área a ser plantada. "Outro motivo foi o alto preço dos fertilizantes, o que também dificultou a realização ideal dos tratos culturais e, consequentemente, houve redução na produtividade".
A cana dos fornecedores da Asplan é processada nas nove usinas da Paraíba, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar (Agroval), duas fabricam etanol e açúcar (São João e Monte Alegre) e seis produzem só etanol (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel).
Os associados abastecem também outras duas usinas, sendo uma no Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra em Pernambuco (Olho D’água). Segundo a coordenadora de fiscais da Asplan nas Usinas, Marlene Maria de Lima, a maioria das unidades já concluiu a moagem dos associados. “Restam apenas Japungu, Agroval, Monte Alegre e Pemel".
A Paraíba detém a terceira maior produção de cana-de-açúcar do Nordeste, com produção maior do que o Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. Alagoas e Pernambuco são tradicionalmente os maiores produtores da região.
Fonte: Procana
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY