Ibrafe: Comercialização de Feijão pode desacelerar consideravelmente
Nesta segunda-feira, 23 de junho, poucos negócios foram reportados nos grupos de WhatsApp. Esta semana tem uma explicação mais fácil de entender: muitos estados do Nordeste celebram o São João com feriados estaduais ou municipais e pontos facultativos. Consequentemente, a comercialização de Feijão pode desacelerar consideravelmente nas principais fontes da região.
É uma semana atípica, na qual a cultura local se sobrepõe à lógica comercial. Esse fator deve ser levado em conta por empacotadores e compradores que costumam operar em centros como Campina Grande, Fortaleza ou Salvador. Esse movimento, no entanto, não se repete de Minas Gerais para baixo. Em regiões como o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás, Paraná e São Paulo, o mercado segue com expediente normal, e a semana poderá mostrar diferenças significativas na fluidez dos negócios entre os polos.
Historicamente, o período junino no Nordeste também representa um aumento pontual no consumo doméstico, com Feijões regionais ganhando protagonismo nas receitas típicas, o que pode impactar momentaneamente os estoques locais. De forma geral, o turismo e tudo o que está atrelado à festa movimentam na região Nordeste entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões anualmente com as festividades de São João. Enquanto isso, seguimos acompanhando os desdobramentos do mercado em tempo real. Para os assinantes do Clube Premier, isso significa estar sempre um passo à frente.
0 comentário
Ucrânia reduz previsão de exportação de grãos devido a ataques russos a portos
Seca assola áreas de arroz da Itália
Déficit de armazenagem de grãos na Ucrânia pode chegar a 11 mi t, diz ministério
Feijão/Cepea: Colheita pressiona carioca neste início de agosto
Anec vê aumento nas exportações de soja do Brasil em agosto e recuo para o milho
Arroz/Cepea: Oferta restrita eleva média ao maior patamar em 11 meses