Uva/Cepea: No Vale, pressão sobre as cotações persiste, sobretudo para as brancas
O aumento gradual da oferta de uvas sem semente segue pressionando as cotações no Vale do São Francisco (PE/BA). Segundo dados do Hortifrúti/Cepea, a queda das temperaturas e o período de fim de mês intensificaram a retração das vendas, que já estavam em ritmo mais lento. As festividades de São João reduziram ainda mais o consumo.
A colheita da uva branca continuou aumentando gradualmente nesta semana (de 23 a 27/06), enquanto a da variedade negra foi mais controlada. Assim, a uva branca embalada Cat 1 foi comercializada a R$ 13,45/kg, em média, (-5,5%), e a negra de mesmo perfil, a R$ 7,70/kg (+1%).
O clima mais fresco no Vale e a estratégia dos produtores para conter os estoques elevados limitaram a oferta da variedade negra. No caso da branca, o escoamento foi um pouco melhor, graças às cotações mais atrativas – reflexo do maior volume disponível. Apesar da redução nos preços, o cenário segue indefinido, pois a demanda continua enfraquecida, mas a expectativa é que o consumo volte a ganhar ritmo com o início do próximo mês.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção