Tributação dos EUA ameaça a sustentabilidade da cadeia orizícola brasileira e exige busca por negociação imediata
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) manifesta profunda preocupação com a decisão do governo dos Estados Unidos de importar uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, que inclui o arroz beneficiado. Trata-se de uma medida que ameaça a sustentabilidade de uma importante cadeia produtiva, responsável pela geração de emprego e renda no Brasil.
Os Estados Unidos são hoje um dos mercados mais importantes para o arroz brasileiro, absorvendo 19% do valor exportado de arroz branco em 2024 — produto de mais alta qualidade e maior valor agregado. Essa relação, porém, é historicamente marcada por forte desigualdade: enquanto os EUA possuem ampla facilidade para substituir o arroz brasileiro, o Brasil depende desse mercado para obter um volume relevante de sua produção beneficiada, fruto de décadas de investimento e promoção.
A decisão de impor um aumento tarifário tão expressivo elimina, na prática, a competitividade do produto brasileiro no mercado norte-americano frente à concorrência, o que pode gerar perdas estimadas de até US$ 25 milhões por ano para a indústria arrozeira nacional.
Diante desse contexto, a Abiarroz defende ações de diplomacia e negociação por parte do governo brasileiro. É fundamental que as autoridades adotem uma postura diligente e altiva, mas também cautelosa, considerando a vulnerabilidade de segmentos como o arrozeiro diante de uma relação comercial importante. A entidade seguirá trabalhando para que o arroz brasileiro mantenha sua presença em mercados estratégicos, defendendo o livre comércio, a competitividade e a sustentabilidade da cadeia orizícola nacional.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações