Brasil lidera 9 cadeias produtivas e é maior potência como fornecedor mundial sustentável de alimentos
![]()
Durante participação no 11° Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá-PR, o engenheiro agrônomo, Marcos Fava Neves, falou sobre o futuro e os desafios do agronegócio e da avicultura brasileira.
Segundo o agrônomo, ao longo dos anos, o Brasil passou por mudanças incríveis, se tornando o país fornecedor mundial sustentável de alimentos e bionergia, e que tem um grande potencial para aumentar ainda mais sua produção agrícola nos próximos anos. "Atualmente, lideramos 9 cadeias produtivas. Somos o único país do mundo inteiro que pode aumentar 20 milhões de hectares para o agro em 10 anos, sem mover 1 hectare a mais", destacou.
Foto: Fábio Boy
No entanto, o setor agrícola brasileiro enfrenta desafios que necessitam de atenção imediata. Fava Neves apontou que estamos diante de uma situação política complicada, onde não há uma organização governamental, que saiba racionalizar e separar o econômico do político, enfrentando assim as atuais imposições do Presidente americano, Donald Trump. Outro ponto de extrema preocupação levantado pelo especialista foi a escassez de mão de obra para o agronegócio como um todo.
"O Brasil tem uma grave problema de quantidade e qualidade de mão de obra no agronegócio. Um exemplo, em 2022, chegamos a enfrentar um déficit de mais de 20 mil vagas abertas para frigoríficos no país. Estamos lidando com uma nova geração que prega uma ideologia de que: temos o direito a colheita sem o plantio. Este cenário preocupa", explicou.
Mas, apesar de todos os desafios, o agrônomo se mostrou otimista sobre o futuro do agro e da avicultura brasileira. "A população ainda não tem noção do quanto o agro brasileiro movimenta. A resiliência da nossa cadeia produtiva do é o que move tudo. Temos oferta, temos demanda, vamos seguir liderando. Nós abastecemos o mundo", exclamou.
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares