Maranhão vive nova era industrial, e Balsas é o epicentro dessa transformação”, diz governador Carlos Brandão
![]()
Durante entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou os avanços econômicos no sul do estado, impulsionados principalmente pela chegada da biorrefinaria de etanol de milho da Inpasa, no município de Balsas. O empreendimento, segundo ele, marca o início de uma nova fase industrial no Maranhão.
Com mais de 500 empregos diretos já gerados, a operação da Inpasa também estimulou uma cadeia de negócios locais, com impacto significativo na geração de empregos indiretos. Brandão citou o crescimento de agrovendas, postos de combustíveis, prestadores de serviços e estabelecimentos de alimentação, que passaram a atender à demanda crescente da nova realidade econômica da região.
Além da bioindústria, o governador anunciou que o próximo passo do estado é atrair indústrias ligadas à cadeia pecuária, promovendo maior agregação de valor à produção agropecuária e fortalecendo o setor de alimentos e bioenergia.
“A região não pretende parar por aí. Nós vamos atrás dos frigoríficos de frangos, bovinos e suínos para ter aqui na região. O Maranhão agora é zona livre de febre aftosa sem vacinação, e isso abre um leque de oportunidades para a pecuária local, inclusive no mercado internacional”, destacou Brandão.
Segundo ele, a meta do governo é transformar o sul do estado em um grande polo agroindustrial, combinando infraestrutura logística, incentivos fiscais e valorização da mão de obra local como pilares para atrair novos investidores.f
Confira a primeira reportagem e descubra como essa transformação está movimentando a economia do Nordeste e abrindo novas fronteiras para o agro brasileiro.
A entrevista completa com o governador Carlos Brandão pode ser conferida no vídeo acima.
0 comentário
Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)