BC da China retomará negociação de títulos no mercado aberto, diz presidente
![]()
PEQUIM/XANGAI (Reuters) - O banco central da China retomará a compra e venda de títulos do Tesouro no mercado aberto, disse o presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, nesta segunda-feira, informou a mídia estatal Xinhua Caijing.
O banco central da China não realiza nenhuma operação de negociação de títulos desde dezembro de 2024. Ele tem administrado cuidadosamente as condições de liquidez este ano para ajudar a economia em geral sem reacender a forte alta dos títulos observada no final de 2024, que autoridades temiam que possa alimentar bolhas de ativos e desencadear instabilidade financeira.
"No início deste ano, o banco central suspendeu a negociação de títulos do Tesouro, tendo em vista a alta pressão de oferta e demanda desequilibradas no mercado de títulos e o acúmulo de riscos de mercado", disse Pan.
"No momento, o mercado geral de títulos está operando bem, e o banco central retomará as operações de negociação de títulos no mercado aberto", disse Pan em um fórum em Pequim.
O rendimento dos títulos públicos de 10 anos da China caiu 2 pontos-base após os comentários de Pan, enquanto o rendimento de 30 anos recuou 3 pontos.
O banco central "manterá sua postura de apoio à política monetária e implementará medidas monetárias moderadamente frouxas", disse Pan, reafirmando a atual postura da autoridade monetária.
(Reportagem de Ziyi Tang, Kevin Yao e Redação Pequim; Gu Li e Redação Xangai)
0 comentário
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China
Cerca de 90% a 95% dos produtos agrícolas indianos estão fora do acordo com EUA, diz ministro do Comércio da Índia
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
É hora de agir, dizem líderes da UE em meio a esforços para competir com EUA e China