BC da China retomará negociação de títulos no mercado aberto, diz presidente
![]()
PEQUIM/XANGAI (Reuters) - O banco central da China retomará a compra e venda de títulos do Tesouro no mercado aberto, disse o presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, nesta segunda-feira, informou a mídia estatal Xinhua Caijing.
O banco central da China não realiza nenhuma operação de negociação de títulos desde dezembro de 2024. Ele tem administrado cuidadosamente as condições de liquidez este ano para ajudar a economia em geral sem reacender a forte alta dos títulos observada no final de 2024, que autoridades temiam que possa alimentar bolhas de ativos e desencadear instabilidade financeira.
"No início deste ano, o banco central suspendeu a negociação de títulos do Tesouro, tendo em vista a alta pressão de oferta e demanda desequilibradas no mercado de títulos e o acúmulo de riscos de mercado", disse Pan.
"No momento, o mercado geral de títulos está operando bem, e o banco central retomará as operações de negociação de títulos no mercado aberto", disse Pan em um fórum em Pequim.
O rendimento dos títulos públicos de 10 anos da China caiu 2 pontos-base após os comentários de Pan, enquanto o rendimento de 30 anos recuou 3 pontos.
O banco central "manterá sua postura de apoio à política monetária e implementará medidas monetárias moderadamente frouxas", disse Pan, reafirmando a atual postura da autoridade monetária.
(Reportagem de Ziyi Tang, Kevin Yao e Redação Pequim; Gu Li e Redação Xangai)
0 comentário
Índice japonês Nikkei sobe com foco em um possível acordo no Oriente Médio
Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP