Minério de ferro atinge máxima de duas semanas antes da reunião entre Trump e Xi
![]()
Por Amy Lv e Lewis Jackson
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, pela terceira sessão consecutiva, atingindo o maior valor em duas semanas, impulsionados pelo otimismo em relação a um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, que vai para a Coreia do Sul na quarta-feira, com reuniões de alto risco esperadas com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira.
Trump disse que espera reduzir as tarifas dos EUA sobre os produtos chineses em troca do compromisso de Pequim de reduzir as exportações de produtos químicos precursores do fentanil.
A diminuição da tensão comercial entre os EUA e a China melhorou o sentimento geral de risco, disseram os analistas da corretora Xinhu Futures em uma nota.
O contrato janeiro do minério de ferro encerrou as negociações diurnas com alta de 1,96%, a 804,5 iuanes (US$112,94) a tonelada métrica, o maior valor desde 14 de outubro.
O minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura subiu 1,42%, para US$107,25 a tonelada, o maior valor desde 14 de outubro.
Além disso, a expectativa de uma enxurrada de reabastecimento das usinas siderúrgicas no norte da China para atender às necessidades de produção após a conclusão das restrições de produção deu algum suporte aos preços do principal ingrediente da fabricação de aço.
As siderúrgicas em algumas regiões do norte, incluindo o principal centro de produção de aço, a cidade de Tangshan, foram obrigadas a implementar controles de produção a partir de segunda-feira, após uma previsão de piora na qualidade do ar.
Em outro lugar, a mineradora brasileira Vale disse que continua muito otimista com relação à demanda de minério de ferro a longo prazo.
0 comentário
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem