Minério de ferro cai com queda da demanda e alta de estoques
![]()
Por Amy Lv e Lewis Jackson
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta sexta-feira, prejudicados pela diminuição da demanda e pelo aumento dos estoques na China, mas as esperanças de um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo mantiveram os preços no caminho certo para ganhos semanais e mensais.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 0,56%, a 800 iuanes (US$112,31) a tonelada. O contrato registrou um ganho semanal de 3,7%.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura recuava 0,19%, para US$106,25 a tonelada, mas na semana subiu 2,4% até o momento.
Ambos os índices de referência registraram um ganho mensal próximo de 2% com o otimismo associado a um acordo comercial após reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira.
Após a reunião, Trump disse que havia concordado com Xi em reduzir as tarifas sobre a China em troca de Pequim reprimir o comércio ilícito de fentanil, retomar as compras de soja dos EUA e manter o fluxo de exportações de terras raras.
Os fatores de impulso macroeconômico perderam força após a reunião entre Trump e Xi, disseram analistas da corretora First Futures. Porém, como isso já havia sido totalmente precificado, os investidores voltaram a se concentrar nos fundamentos de mercado enfraquecidos do principal ingrediente da fabricação de aço.
A produção média diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, caiu 1,5% em relação à semana anterior, para 2,36 milhões de toneladas em 30 de outubro, enquanto os estoques portuários aumentaram 0,8% no mesmo período, segundo dados da consultoria Mysteel.
Os dados pessimistas pressionaram ainda mais os preços, com a atividade fabril da China encolhendo pelo sétimo mês em outubro, segundo uma pesquisa oficial divulgada na sexta-feira.
(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)
0 comentário
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem