Minério de ferro cai com redução na produção de aço e alta de estoques na China
![]()
Por Lucas Liew
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, pressionados pelo declínio da produção de aço na China, pelo aumento dos estoques nos portos e por preocupações com o enfraquecimento da demanda downstream.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China recuou 1,82%, para 782,5 iuanes (US$109,86) a tonelada.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura registrava perdas de 1,59%, a US$104,45 a tonelada.
A produção dos produtores chineses de aço de alto-forno diminuiu pela quinta semana consecutiva, de 24 a 30 de outubro, com a taxa média de utilização da capacidade caindo 1,3 ponto percentual, para 88,6%, de acordo com a consultoria Mysteel.
A produção diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, caiu 1,5% em relação à semana anterior, para 2,36 milhões de toneladas, segundo dados da Mysteel.
A expectativa é de que a oferta no exterior se recupere ainda mais em novembro, com provável aumento dos embarques e chegadas, disse a corretora chinesa Everbright Futures.
Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China subiram 1,53% em relação à semana anterior, para cerca de 135,6 milhões de toneladas, em 31 de outubro, de acordo com dados da SteelHome.
(Reportagem de Lucas Liew)
0 comentário
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem