Defesa Civil e Inmet emitem alertas para o sul do país por ventos, raios e chuva intensa
![]()
A passagem de um ciclone pelo Brasil está colocando a Defesa Civil e o INMET em alerta, que já emitiram informativos com recomendações e cuidados durante o período de chuva intensa, raios e ventos fortes que devem ocorrer entre esta quinta-feira e domingo. De acordo com os meteorologistas consultados pelo Notícias Agrícolas, o momento mais crítico deve ser entre sexta-feira e sábado, sendo que o Rio Grande do Sul deve ser um dos estados mais afetados pelo fenômeno. No entanto, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem sentir mudanças no tempo durante o período.
Com a condição, o Inmet publicou nesta manhã de quinta-feira um alerta laranja para a região Sul do país. O aviso de tempestade tem grau de severidade de perigo e abrange as seguintes áreas: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste Paranaense.
![]()
A Defesa Civil do Paraná publicou o seguinte comunicado: O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e granizo em várias regiões do Estado nos próximos dias. Na quinta-feira (6), o tempo deve ficar mais estável, com chuvas ocasionais apenas em pontos isolados. A condição mais crítica deve ocorrer na sexta-feira (7), quando a aproximação de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão deve intensificar novamente as tempestades em todo o Paraná, com potencial para chuva volumosa, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo, principalmente no Sudoeste, Oeste e Norte do Estado. Leia na Íntegra.
![]()
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu recomendações e cuidados. Depois do avanço da frente fria, no sábado (8), a formação do ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil, intensifica os ventos de sudeste, especialmente na metade leste de Santa Catarina. Os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h e as rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. As rajadas de vento tendem a ser mais intensas entre a madrugada e tarde de sábado. Na madrugada de sábado (8), as condições para temporais tendem a diminuir e o vento se intensifica, especialmente no Litoral, deixando o mar agitado. Leia na íntegra.
![]()
No Rio Grande do Sul, o aviso é que, em função das chuvas intensas previstas para o estado, com precipitações moderadas a altas em um curto período de tempo, é indicada a condição de atenção e alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com alto risco de cheias em arroios e pequenos rios, assim como enxurradas em regiões de maior declividade. Além disso, podem ocorrer fortes alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas. Leia na íntegra.
![]()
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus