Espanha mobiliza militares contra peste suína e diz que sanduíche contaminado pode ser a causa

Publicado em 01/12/2025 09:25

Logotipo Reuters

Por Nacho Doce e Joan Faus

BELLATERRA, ESPANHA, 1 Dez (Reuters) - Militares da Espanha foram mobilizados nesta segunda-feira para conter um surto de peste suína africana perto de Barcelona, que as autoridades suspeitam ter sido desencadeado por um javali que comeu um alimento contaminado, como um sanduíche.

O surto provocou uma cadeia de eventos que que agora está afetando a indústria de exportação de carne suína do país, avaliada em bilhões de euros.

A Espanha confirmou na sexta-feira que dois javalis encontrados mortos no parque de Collserola, a 21 km de Barcelona, haviam testado positivo para a doença, o que levou ao estabelecimento de uma zona de exclusão de 6 km ao redor da área afetada em Bellaterra. No momento, as autoridades estão analisando mais casos suspeitos na área e esperam outros resultados positivos.

"A opção mais provável... é que os frios, um sanduíche, um alimento contaminado, possam acabar em uma lixeira -- temos que levar em conta que Bellaterra é uma área com muito tráfego de toda a Europa -- e então um javali teria comido e se infectado", disse o ministro da agricultura da Catalunha, Oscar Ordeig, à Catalunya Radio na segunda-feira.

A peste suína africana, embora inofensiva para os seres humanos, espalha-se rapidamente entre os porcos e javalis, representando um risco econômico significativo para a Espanha, um dos maiores exportadores de carne suína do mundo.

A área infectada fica próxima à rodovia AP-7, uma importante rota de transporte que liga a Espanha à França. Ordeig disse que a ausência de javalis infectados em outras partes da Catalunha e da França sugere que o transporte humano de alimentos contaminados poderia ter introduzido o vírus.

Os esforços para controlar o surto se intensificaram no domingo, com 300 policiais catalães e agentes rurais mobilizados, seguidos por 117 membros da unidade de emergência militar UME da Espanha na segunda-feira.

O ministro da agricultura da Espanha, Luis Planas, disse no sábado que cerca de um terço dos certificados de exportação de carne suína do país foram bloqueados como resultado do surto, embora nenhuma fazenda tenha sido afetada até o momento. As fazendas de suínos em um raio de 20 km do local da infecção inicial estão enfrentando restrições operacionais e de vendas.

(Reportagem e redação adicionais de Emma Pinedo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário