Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário

Publicado em 05/12/2025 08:36

O setor exportador de produtos derivados de citros recebeu recentemente um significativo alívio nas tarifas para os subprodutos, que até então seguiam sobretaxados em 40%, oposto ao suco que estava fora dessa alíquota desde o final de julho. Por meio de uma ordem executiva divulgada no último dia 20 de novembro, as tarifas de 40% aplicadas aos óleos essenciais, subprodutos terapêuticos e à polpa de laranja foram zeradas, embora esses produtos continuem sujeitos à sobretaxa de 10%.

Para os subprodutos, as exportações com a sobretaxa vinham perdendo espaço no mercado norte-americano, e a isenção anunciada deve ajudar na recuperação dos embarques para os Estados Unidos. Vale ressaltar que o d-limoneno e outras frações não específicas de óleos essenciais continuam sujeitos à tarifa recíproca de 40%, uma vez que não foram incluídos na lista de isenções de novembro.

Essa movimentação representa mais uma boa notícia para o setor, que enfrenta um período de lentidão nos embarques internacionais de suco, especialmente para a Europa. O bloco, que, juntamente aos Estados Unidos, compõe a base da demanda global, tem importado volumes abaixo do habitual. Nesse contexto, a redução dos custos de envio ao mercado norte-americano pode favorecer o escoamento do produto brasileiro e, assim, compensar parte da menor demanda europeia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário