Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares
![]()
5 Dez (Reuters) - A Argentina anunciou nesta sexta-feira o leilão de um título em dólares com vencimento em 30 de novembro de 2029, marcando um passo fundamental na estratégia econômica do presidente Javier Milei.
O leilão do título, com cupom de 6,50%, ocorrerá em 10 de dezembro, informou o Ministério da Economia. O título, denominado "Bonar", está sujeito à legislação local.
O governo de Milei busca reconstruir a confiança dos investidores e reforçar as reservas cambiais argentinas, esgotadas após anos de gastos excessivos que deixaram o país excluído dos mercados globais de capitais.
Recuperar o acesso ao financiamento internacional tem sido uma das principais prioridades de Milei desde que assumiu o cargo, em 2023, e segue a tendência de empresas e províncias, de recorrer ao mercado à medida que a confiança dos investidores aumenta.
A Argentina continua sendo um dos países com maior inadimplência recorrente no mundo.
O anúncio desta sexta-feira ocorre em meio a pesadas obrigações de dívida que o país deve cumprir no primeiro mês de 2026, totalizando cerca de US$4,5 bilhões, bem como vencimentos em dezembro de aproximadamente 40 bilhões de pesos (US$27,68 milhões), disseram operadores.
O apetite dos investidores pela dívida argentina aumentou desde que o partido de Milei obteve uma vitória decisiva nas eleições legislativas de meio de mandato em outubro.
O Ministério da Economia afirmou, em comunicado divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira, que o país está lançando uma "nova estratégia destinada a refinanciar seus vencimentos de capital em dólares sem afetar o processo de fortalecimento do balanço patrimonial do banco central".
O Tesouro está "buscando expandir seus objetivos financeiros para cobrir os vencimentos da dívida em dólares sem afetar as reservas líquidas do banco central", reforçou.
O ministério citou ainda uma "forte compressão das taxas de juros dos títulos em dólar", resultante do programa econômico de Milei e do resultado da eleição de outubro.
(Reportagem de Gabriel Araujo e Lucinda Elliott)
0 comentário
Wall St tem pouca variação na abertura enquanto investidores aguardam relatório de inflação
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares
Ibovespa renova máxima nos primeiros negócios e se aproxima de 165 mil pontos
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil com mercado à espera de dados dos EUA
China se compromete a aumentar importações e assinar mais acordos comerciais nos próximos cinco anos
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO